top of page
  • Foto do escritorAri Stürmer

Quem pode avaliar um imóvel?

O que é valorizado para uma pessoa é totalmente diferente para outra e, principalmente, para o mercado.




A importância de avaliar um imóvel junto de um profissional adequado se resume em saber o seu valor real, para que tenhamos acesso mais rápido a um recurso financeiro através da venda deste ativo imobiliário disponível (uma casa, um apartamento, um prédio comercial, uma empresa, um terreno, uma área rural, etc.).


Contabilmente, a maior liquidez é ter dinheiro em caixa ou em conta poupança.


A segunda maior liquidez é a venda de bens imóveis. Mas para isso, precisamos saber o real valor deste patrimônio, em um determinado espaço de tempo.


Vejamos um exemplo: um imóvel de 400 metros quadrados com uma construção nova, de alto padrão, no centro de uma grande cidade tem um valor, que certamente será muito diferente se este mesmo imóvel for localizado em um bairro afastado ou no interior de um município. Vejam que as condições das construções são as mesmas, o que muda é a condição mercadológica.


Se for imóvel comercial, aí que a coisa se complica. Como avaliar um imóvel comercial e valorizar seu ponto? A estrutura física perde parte do valor e o intangível se apresenta. Como avaliar o que não podemos ver ou tocar? Como mensurar o sentimento do negócio?


O que é valorizado para uma pessoa é totalmente diferente para outra e, principalmente, para o mercado.


O mercado define o valor de todas as coisas. Como agora, em razão do que estamos passando pela pandemia, estamos valorizando itens e sentimentos que não eram tão valorizados meses atrás, e o mercado entende e se adapta a demanda apresentada. A avaliação é dinâmica.


Então vem a grande pergunta, cuja resposta fará toda a diferença: quem pode avaliar um imóvel?


A resposta é simples: o Corretor de Imóveis cadastrado pelo CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), cuja manutenção e organização estão a cargo do Conselho Federal de Corretores de Imóveis. Outros profissionais também estão aptos a avaliar imóveis, mas o Corretor de Imóveis, que lida apenas com o mercado imobiliário, possuindo competência para realizar a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, além de opinar quanto à comercialização imobiliária, é o profissional indicado.


Sem a colaboração de um profissional adequado e qualificado, daremos um tiro no escuro, podendo apresentar um preço baixo e perder dinheiro, ou apresentar um preço exagerado e não vender. A pesquisa do mercado consumidor nos apresenta o alvo, aí basta apertar o gatilho e capitalizarmos adequadamente, este é o nosso principal objetivo.


Quer saber mais sobre o assunto?

Deixe seu comentário, acesse nossos outros artigos ou entre em contato. Estamos aqui para contribuir para o seu crescimento nos negócios!


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page